sábado, 22 de março de 2014

Reprodução dos Bacteriófagos: Ciclo Lítico e Ciclo Lisogênio

1.Ciclos de reprodução dos bacteriófagos  
Os bacteriófagos apresentam dois tipos de ciclos reprodutivos, chamados lítico e lisogénico. Basicamente apresentam as mesmas etapas, no entanto, o vírus de ciclo lítico completa seu ciclo reprodutivo muito mais rápido do que o vírus de ciclo lisogênico. 
2. Ciclo lítico 
Todas estas etapas são rapidamente sequenciadas, praticamente sem interrupção, levando em média cerca de trinta minutos. Na verdade, no ciclo lítico, as etapas mencionadas são divididas em dois blocos:
 1° bloco:
Após a incubaçâo, usando o maquinário celular o genoma viral transcreve os chamados genes precoces que codificam proteínas com as seguintes ações: 
•Bloqueio da transcrição de genes da bactéria hospedeira.
•Destruição dos genes do hospedeiro, fornecendo nucleotídeos para a replicaçâo do DNA viral. 
•Estímulo à replicação do genoma viral 
•Estímulo à transcrição dos genes tardios. 
 2° bloco: 
 •Transcrição dos genes tardios dos virus, os quais traduzem proteínas que formam as novas cápsulas virais, produzindo vírions (vírus ativos) e outras com açâo enzimâtíca que lisam a bactéria hospedeira liberando os vírions.
3. Ciclo lisogênico 
O vírus parece desaparecer no citoplasma da célula hospedeira. Na verdade, o que ocorre é que o DNA do vírion após ser inoculado na célula hospedeira não tem seus genes precoces imediatamente ativados. em vez disso incorpora seu DNA ao genoma da bactéria hospedeira, ficando dormente durante longos períodos, por várias gerações da bactéria. Durante este período de dormência, o vírus é chamado temperado ou epissoma. Enquanto as gerações da bactéria crescem lentamente, com poucas reservas energéticas, os fagos (vírus inativos) ticam lisogénicos, isto e, camuflados no genoma da bactéria. Assim que a higidez das bacténas hospedeiras parece dar sinais de evidente melhora, com aumento das reservas energéticas, o fago deixa o estado dormente e passa à fase de destruição da bactéria, exatamente como no ciclo lítico.
Ex:Aids
(explicação em imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário